quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Viena

           E aí pessoal, tudo certo?
         Hoje vou continuar falando sobre minha experiência no Leste Europeu. Não é uma vasta experiência mas pode ser útil para alguém. Como vocês já sabem, conheci Praga, Viena e Budapeste, nessa ordem, em um pequeno mochilão de uma semana. Hoje vou falar sobre a cidade de Viena, capital da Áustria. Se você não se lembra da primeira parte da viagem, leia o post sobre Praga.

Planejamento
         Antes de iniciar a viagem, após ter definido quantos dias eu ficaria em Praga e como ir de lá até Viena, eu resolvi reservar um hostel em Viena. Mais uma vez confiei no bom e velho HostelWorld. Para minha surpresa, os preços de hospedagem em Viena eram bem mais elevados do que em Praga e talvez até ligeiramente acima do padrão da europa. Fiz uma reserva em um quarto coletivo no Margareten Hostel e paguei cerca de 40 reais por noite. O Hostel não estava muito bem qualificado no site mas parecia uma opção razoável, considerando que os preços dos outros hostels estavam mais elevados.
         Para dar prosseguimento a viagem, visitei mais uma vez o site da Eurolines e comprei uma passagem de ônibus de Viena para Budapeste. E é isso, planejamento praticamente encerrado.

A Viagem
         Relembrando, eu saí de Praga e após 4h de viagem de ônibus cheguei a Viena. Como ninguém que estava comigo sabia falar alemão, tentamos nos virar usando o inglês e compramos um bilhete de metrô (que custava cerca de 2 euros) para chegar até o hostel.
         Particularmente, eu não gostei muito do Margareten Hostel. Era uma casa mal adaptada para ser um hostel. Além disso, praticamente não tinha área de convivência e tinha poucos banheiros. Uma pessoa um pouco mais exigente iria se decepcionar com o hostel. Mas, de qualquer forma, cumpriu sua função por alguns dias.
         No geral, eu diria que Viena é uma cidade na qual é bem fácil utilizar transporte público. Sempre optamos por ele durante a viagem e não tivemos problemas com isso.
        Dentre os belos locais da cidade que você deve conhecer está o Museu da História da Arte de Viena (Kunsthistorisches Museum), construído em estilo clássico, com magníficos jardins e construções semelhantes ao redor. Você poderá chegar a tal região utilizando a linha roxa (U2) ou laranja (U3) do metrô e descendo em Museumsquartier ou Volkstheater.
Museu de História da Arte de Viena


         Saindo do Kunsthistorisches Museum, com uma pequena caminhada você chega a outro ponto turístico muito interessante: o parlamento austríaco! Uma majestosa construção em estilo clássico na frente da qual se destaca uma fonte dedicada a deusa grega Pallas Athena.
        
O Parlamento Austríaco

         Seguindo com as atrações imperdíveis da capital austríaca, temos o Rathaus, antigo palácio que hoje funciona como prefeitura de Viena e também abriga outros setores públicos. Você pode chegar no Rathaus a pé, se estiver saindo do Parlamento Austríaco ou então descendo na estação Rathaus, linha U2 do metrô.
Rathaus

         Outro ponto turístico que vale a pena conhecer é a Karlskirche, ou Igreja de São Carlos, localizada próxima a estação Karlsplatz, entroncamento das linhas  U1, U2 e U4 do metrô. Trata-se de uma igreja majestosa, isolada, com torres ao seu redor, próxima a um parque bastante bonito.

Karlsplatz

         Bem no coração da cidade está outro lugar que você deve conhecer: A Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom). Considerada uma das mais antigas e importantes catedrais em estilo gótico da Europa, Stephansdom é belíssima e possui uma torre que a destaca dos arredores e também da maioria das outras catedrais góticas. Pode-se chegar a ela descendo na estação Stephansplatz, linhas U1 e U3 do metrô.
         Por fim, outra atração turística imperdível de Viena é o Palácio de Schönbrunn, uma das atrações culturais mais visitadas de toda a Áustria. Localizado no 13º distrito de Viena, o Palácio é gigantesco, com um jardins maiores ainda. Abriga também um jardim zoológico, considerado por muitos o Zoo mais antigo do mundo.
Palácio de Schönbrunn

Jardins do Palácio, bem castigados pelo inverno

         Meus dias em Viena foram muito agradáveis e a cidade me passou a sensação de "cidade grande", de ser um lugar seguro, desenvolvido, uma verdadeira capital. Infelizmente não fiquei na cidade tempo suficiente para conhecê-la mais a fundo e visitar seus museus, mas creio que teria sido ótimo. Após dois dias na cidade eu estava novamente embarcando com destino a Budapeste, a última cidade que eu conheceria no meu pequeno mochilão pelo leste europeu.
Dicas
  •  Como Viena é uma cidade cheia de jardins, acredito que a melhor época para visitá-la seja na primavera ou verão
         Por hoje é isso, pessoal. Espero que tenham gostado! Curtam nossa página no facebook e não deixem de compartilhar o post com os amigos. Semana que vem vocês poderão acompanhar minha passagem por Budapeste! Abraços

0 comentários:

Postar um comentário