quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Praga

                  E aí pessoal, tudo certo?       
         Minha experiência no Leste Europeu se resume a três cidades que eu conheci uma seguida da outra: Praga, Viena e Budapeste. Eu gostei bastante dessas cidades, cada qual com sua peculiaridade. E o post de hoje é sobre o início dessa viagem e a cidade de Praga. Então vamos lá!

Planejamento
         Primeiramente comprei passagens aéreas de Milão para Praga pela Wizz Air, uma companhia aérea low cost. A passagem custou cerca de 40 euros, somente ida. Atente-se a uma coisa: a Wizz Air possui regras diferentes da maioria das companhias aéreas low cost no que diz respeito a tamanho e preço de bagagens. Verifique para não ter surpresas desagradáveis. Informações e compras de passagens no site da companhia.
         Em seguida reservei o hostel. Novamente utilizando o HostelWorld, resolvi reservar uma cama num quarto coletivo no Little Quarter Hostel, que custou apenas 13 euros por noite. O hostel apresentava não apenas um bom preço mas também boas avaliações no site.
         Para dar continuidade a viagem, eu deveria sair de Praga e seguir para Viena. Assim, optei por fazer o trajeto de ônibus, uma opção barata e que pode ser muito cômoda na Europa. Acessei o site da Eurolines e comprei passagens de onibus de Praga para Viena deixando dois dias livres para eu explorar a capital da República Tcheca. A passagem custou cerca de 20 euros.
         É claro que para eu terminar o planejamento da viagem eu deveria ainda me locomover de Viena para Budapeste, reservar hostels nessas duas cidades e comprar passagens aéreas para meu retorno a Milão. Mas agora que vocês já sabem como eu cheguei em Praga, vou contar a vocês minha experiência na cidade.

 A Viagem
         Desembarquei no aeroporto de Praga ..... e fiz as duas coisas que todo viajante que chega deve fazer: 
1 - Procurei um guichê de informações e sanei minhas dúvidas em inglês. Aproveitei e peguei um mapa da cidade.
2 - Troquei alguns Euros por Coroas Tchecas, a moeda local. A cotação de compra do aeroporto não costuma ser muito convidativa, mas é importante chegar na cidade com um pouco de dinheiro local em cash para pagar as primeiras despesas como taxi ou ônibus e seu check in. Enquanto eu escrevia essa postagem, o cambio era 27 Coroas Tchecas por 1 Euro ou 9,5 Coroas Tchecas por 1 Real, não muito diferente da cotação enquanto eu estava por lá.
         Seguindo as informações da atendente do guichê de informações não foi difícil tomar um ônibus que seguia direto para a cidade e que me deixou numa estação de metrô. Como eu havia o endereço e a localização do Little Quarter Hostel, consegui encontrá-lo sem dificuldade apesar dos nomes estranhos das ruas.
         E falando no Little Quarter Hostel, ele acabou se revelando um excelente hostel. Um dos melhores que já fiquei e, com certeza, um dos melhores na relação custo benefício também. O quarto coletivo possuia camas confortáveis ao invés de beliches, boas roupas de cama e lockers. O atendimento foi ótimo também. Os banheiros não eram muitos mas eram bem cômodos. A localização do hostel realmente era boa, próximo a restaurantes, lojas de souvenirs e não distante das atrações turísticas. Eu realmente gostei do hostel e recomendo.
         Praga, considerada uma das cidade mais bonitas da Europa, possui a maioria das suas atrações turísticas bem localizadas e próximas umas das outras. Assim, você pode conhecer a região turística toda a pé.
         Dentre as principais atrações turísticas da capital tcheca está o famoso Castelo de Praga. Construído na parte alta da cidade, o Castelo de Praga já foi residência dos nobres da região e agora é a residência presidencial. Possui no seu complexo outras atrações como a Catedral de São Vito, em estilo gótico.

Lateral da Catedral de São Vito
         Outra atração turística muito famosa da cidade é a Charles Bridge. Ligando a região do Castelo de Praga ao Centro Histórico e cruzando o rio Moldava, a Charles Bridge é uma ponte belíssima decorada com diversas estátuas.
         A Old Town Square é o coração turístico da capital Tcheca. Nela você vai encontrar o famoso Relógio Astronômico, uma obra prima da arte e da matemática. De hora em hora você verá que uma pequena multidão se forma diante do Relógio para admirar uma pequena procissão de apóstolos e esculturas que surge da máquina. Pode parecer simples aos nossos olhos, mas lembre-se que esse Relógio foi construído em 1410 e está em perfeito funcionamento. Particularmente, eu fiquei um pouco decepcionado com o Relógio Astronômico a primeira vista pois pensava que era maior e mais imponente. Mas conhecendo melhor sua história, pude compreender sua fama e importância.

O Relógio Astronômico de Praga

         E falando em imponência, na Old Town Square você certamente verá a Igreja Týn, com seu estilo gótico marcante e suas duas torres bem altas. A Praça da Cidade Antiga é bastante bonita e, em meus dias em Praga, era o local de uma feira de artesanatos e comidas locais.

Torre do Relógio Astronômico e a Igreja Týn


Igreja Týn a noite

         Outros pontos turísticos famosos de Praga são o Rudolfinum, uma grande sala de óperas em estilo clássico e a Powder Tower, uma das entradas originais da cidade antiga que já foi utilizada também como armazém de pólvora.
O Rudolfinum

A Powder Tower

         De uma maneira geral, meus dias em Praga foram muito agradáveis. Infelizmente não fiquei tempo suficiente para conhecer a cidade mais a fundo (o que eu gostaria muito de ter feito) e visitar seus museus. Mas ainda assim foi uma das cidades da Europa que eu mais gostei. Com seu estilo gótico, a cidade me passou ar de "cidade pequena" e aconchegante, o que eu apreciei muito. Além disso, Praga é uma cidade bem mais barata que a maioria dos destinos europeus.
         Dois dias depois de chegar a praga eu estava já deixando a cidade e seguindo viagem para Viena, dando continuidade ao pequeno mochilão.

Dicas
  • Não deixe de provar o Trdlo, uma massinha doce típica da região, geralmente assada na hora com açúcar e canela. É delicioso!
  •  Procure visitar os pontos turísticos de Praga tanto de dia quanto de noite. A mudança de iluminação altera bastante a percepção do local.
  • Procure lugares alternativos para trocar dinheiro na cidade. Você encontrará cotações bem mais favoráveis.
  •   Se possível, faça o Walk Tour. Trata-se de um passeio turístico guiado a pé pela cidade. Geralmente é de graça e você paga apenas uma gorjeta para seu guia ao final do percurso. É uma ótima oportunidade de você conhecer melhor a cidade gastando pouco.
  • Não se preocupe: na região turística, todo mundo fala ou ao menos "arranha" o inglês.
  • O Absinto é de Praga. Assim, você verá vários a venda na região turística, inclusive como souvenir.

         É isso, pessoal. Espero que tenham gostado. Semana que vem tem a continuação dessa viagem! Abraços

2 comentários:

  1. Meu próximo destino... O leste europeu! Amando o blog!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Renata Emos! Não deixe de visitar o Leste Europeu quando tiver
    oportunidade! Se tiver alguma dúvida, poste aqui que eu tento ajudar! bjs

    ResponderExcluir