quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Torino

            E aí, pessoal, tudo bom?
            Hoje eu vou falar para vocês sobre a cidade de Turim, no norte da Itália, onde eu tive a oportunidade de morar por quase um ano. Assim, vou fazer vários posts sobre a cidade ao longo do tempo, apresentando a vocês alguns pontos turísticos interessantes e atrações espetaculares que nem sempre são muito conhecidas.
            Primeiramente, vamos falar sobre a cidade. Turim, ou Torino em italiano, é a capital da província de Piemonte, tem cerca de 1 milhão de habitantes na área metropolitana e é a quarta maior cidade da Itália. Foi a primeira capital do País após sua unificação e o berço de quase toda indústria italiana. Não é considerada uma cidade muito turística mas tem suas atrações.

Como chegar?
            Provavelmente você chegará a Turim de trem ou de avião, que são as maneiras mais comuns. Se você chegar de trem, suas principais opções são a Estação Porta Nuova e Estação Porta Susa. A primeira delas está localizada numa região mais central e turística da cidade enquanto a segunda está um pouco deslocada. Ambas estações estão bem integradas ao sistema de transporte público da cidade, com acesso às linhas de ônibus e ao metrô.
            Se você chegar de avião, provavelmente irá desembarcar no aeroporto Torino Caselle, que fica a poucos quilômetros da cidade. Você pode então pegar um taxi até Turim (a corrida até a cidade custa cerca de 35 a 45 euros, dependendo do local que se quer chegar e vale a pena se você estiver com mais amigos e/ou malas). Outra opção é pegar um trem que passa pelo aeroporto e chega até a Estação Dora, uma estação de trens suburbanos. O bilhete do trem custa cerca de 8 euros e pode ser comprado na estação do aeroporto, em máquinas automáticas. Lembre-se de timbrar seu bilhete antes de embarcar. Para fazer isso basta inserir seu bilhete em uma das máquinas de validação da estação. Uma terceira opção seria pegar um dos ônibus de empresas particulares que fazem o trajeto até alguma estação de trem da cidade.
            Se você chegou de avião e pegou o trem até a estação Dora, pode agora procurar um taxi ou então usar o transporte público da cidade. Para mais informações sobre o transporte público de Turim, incluindo as linhas de ônibus e metrô da cidade e o trem Aeroporto - Estação Dora, visite o site do GTT, o grupo que cuida do sistema de transporte de Torino.

Atrações Turísticas
            Chegamos na parte legal. Turim tem diversas atrações turísticas e culturais e eu vou começar falando de uma das principais atrações da cidade: A Mole Antonelliana.
            Construção símbolo da cidade de Torino, a Mole Antonelliana é feita de alvenaria com 167 metros de altura e possui um formato bem característico. Localizada no centro histórico da cidade, próxima a Via Pó, a Mole deveria ser uma sinagoga judaica. Mas durante a construção foi comprada pela prefeitura de Turim, que queria finalizar a obra e dedicá-la ao rei da Itália.
            Atualmente a Mole Antonelliana abriga o Museu Nacional de Cinema, com exposições interativas que abordam desde os primórdios do cinema até obras clássicas e mais recentes. Imperdível para os amantes da sétima arte. A Mole possui também um terraço panorâmico acessado por um elevador de vidro. É possível comprar bilhetes para o Museu Nacional do Cinema e para o Elevador juntos por 14 euros. Mais informações, acesse o site da atração.
            Enquanto estiver em Turim, não deixe de visita a Mole Antonelliana e admirar sua bela construção. Mas não se limite ao exterior: visitar o Museu Nacional do Cinema é uma aventura muito emocionante e subir até o terraço panorâmico é impressionante, principalmente se o tempo estiver aberto.

A Mole Antonelliana, construção símbolo da cidade


 Mole vista de um ângulo diferente

      A segunda atração turística de Torino sobre a qual eu quero comentar é a Piazza Castello. Localizada no coração da cidade, a Piazza Castello fica bem localizada na região turística da cidade e dela saem diversas ruas importantes e também turísticas, como a Via Pó, a Via Roma (centro de compras), a via Garibaldi e a via Pietro Micca. Tudo na piazza castello merece ser admirado, inclusive suas duas principais construções: o Palácio Madama, que de um lado aparenta ser um palácio e do outro lado se mostra como uma fortaleza, e o Palácio Real.

O Palazzo Madama

Palazzo Madama visto por trás
            O Palácio Madama atualmente abriga um museu de vasto acervo artístico e histórico. O Palácio Real, que já foi residência dos Savoia, tem o seu interior bastante preservado e é uma ótima atração turística. Ele abriga também a Armeria Real, uma exposição de armas e armaduras de guerra.

O Palazzo Reale
            O bilhete para a exposição permanente do Palácio Madama custa 10 euros no valor inteiro e 8 euros no valor reduzido, que se aplica para jovens e estudantes. O bilhete para o Palácio Real custa 10 euros no valor inteiro e 5 euros no valor reduzido. 
            A próxima "atração" de Torino sobre a qual eu quero comentar com vocês é a Via Roma. Trata-se de uma via comercial muito importante da cidade de Torino. Nela e nos seus arredores você encontrará lojas como Zara, Louis Vuitton, H&M, entre outras. Bem localizada no centro turístico da cidade, a Via Roma sai da Piazza Castello e vai até a Estação Porta Nuova e pode ser um bom ponto de referência enquanto você estiver andando por Turim.

Dica
·        Em Torino você verá, espalhadas pela cidade, fontes verdes com uma cabeça de touro que jorram água. Essa água é potável, então não hesite em tomá-la para manter-se hidratado , principalmente no verão. O seu gosto diferente é devido a uma concentração um pouco elevada de cálcio, mas nada prejudicial se você for apenas se refrescar por alguns dias.

Fontes de água potável
            Bom pessoal, por hoje é isso. Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de curtir nossa página no facebook para não perder os próximos posts. Até semana que vem! Abraços

0 comentários:

Postar um comentário