quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dicas Gerais

         E aí pessoal, tudo bem?
         Nesta primeira postagem quero falar de algumas dicas gerais para quando você for viajar. Na verdade, são também algumas coisas que você deve ter em mente quando planejar sua viagem. Algumas coisas talvez você já saiba, algumas talvez sejam meio óbvias, mas vale a pena revisar.
Itinerário:
         Antes de tudo, é preciso sair quais cidades/ regiões você quer visitar. Quanto menor o número de cidades, geralmente mais fácil vai ser o planejamento da sua viagem e menos você vai gastar com transporte entre as cidades.
Meios de Transporte:
         Esse é um tema bem interessante. Na Europa podemos nos locomover por meio de vôos tradicionais, vôos low cost, trens e ônibus. Aqui no Brasil podemos contar somente com os vôos tradicionais e os ônibus. Vou falar um pouco sobre cada um deles.
Vôos tradicionais: São os vôos de companhias aéreas tradicionais como a TAM, Azul, Air France, Alitália, KLM e etc. Você escolhe sua poltrona e geralmente pode embarcar com uma mala de mão e despachar uma ou mais malas de porão, de forma que pode levar bastante bagagem, tudo incluso no preço da sua passagem. São muito boas para vôos longos.
Vôos Low Cost: São os vôos de companhias como Ryan Air, Easy Jet e Wizz Air. Geralmente fazem vôos curtos que são operados em aeroportos secundários. Você embarca sem saber em qual poltrona vai se sentar. As companhias não possuem serviço de bordo incluso no preço na passagem e não possuem mala de porão inclusa no preço da passagem. Assim, se você não quiser comprar mala extra, deve embarcar somente com sua mala de mão.
Trens: Companhias de trem, como a Trenitália e a Rail Europe, muito populares na Europa. Algumas vantagens em relação aos vôos são: os trens costumam ser mais confortáveis que aviões, não apresentam restrição de bagagens, não é necessário chegar mais cedo para fazer check-in. Outra vantagem é que na Europa as estações de trem costumam ser próximas ou dentro das cidades enquanto os aeroportos costumam ser mais afastados, requerendo algum outro tipo de translado adicional.
Ônibus: Muito populares aqui no Brasil, nem tanto na Europa. Aqui são usados para fazer qualquer tipo de trajeto, de qualquer duração. Lá geralmente são utilizados para trajetos curtos, muitas vezes mais específicos. As vantagens são: geralmente não há restrição de bagagem e o desembarque é feito em algum local da área urbana.
Carro: Junte os amigos e vá de carro! Pode ser uma boa opção, principalmente se você quiser mais liberdade. Mas não esqueça de contabilizar os gastos em combustível, pedágios e estacionamento.
         Do ponto de vista financeiro, a regra é: Quanto antes você comprar suas passagens, mais barato vai pagar (exceto nas passagens de ônibus aqui no Brasil). No caso das companhias aéreas tradicionais, fique de olho nas promoções, pois é possível comprar passagens aéreas com ótimo preço, mesmo em alta temporada.   
         Os meios de transporte são importantes porque influenciam em tudo:  no tipo de bagagem que você pode levar, no quanto vai gastar e até quais cidade pode ou não visitar mais mais facilidade.
Bagagens:
         O que define se você vai viajar com uma única mala de mão, com um mochilão ou com quantas malas quiser não é apenas seu espírito, mas também os meios de transporte que vai utilizar durante sua viagem. Sempre que houver restrição de peso ou dimensões da bagagem, esteja atento. As companhias aéreas cobram caro o excesso de bagagem, principalmente as companhias Low Cost.
Hospedagem:
         As opções geralmente são Hotéis, Hostels, Pousadas, Apartamento de Temporada ou quem sabe casa de amigos. Com relação a hospedagem, minha dica é procurar locais com boa localização, se possível próximos a estações de metrô/ônibus. Se você for ficar em Hostel, tente selecionar algum que possua as facilidades que você prefere: café da manhã incluso, wifi, locker, etc.
Documentos
         Para viagens internacionais, verifique a documentação necessária. Se você for visitar algum país do Mercosul, basta seu RG atualizado e não muito antigo. Para outros países é necessário Passaporte com validade maior do que o tempo da sua viagem (as vezes, validade mínima de 6 meses a mais contando a partir da data que você chega no país) e muitas vezes é necessário Seguro Saúde no período da sua estadia e comprovação que você possua a quantidade mínima diária de dinheiro definida pelo país estrangeiro. Se você for ficar na casa de algum parente ou amigo, leve consigo uma carta do seu amigo explicando a situação.
         Por fim, um conselho: planeje o que for importante em sua viagem, mas não necessariamente tudo. E não se incomode demais se algo secundário não ocorrer conforme o planejado pois isso sempre pode acontecer. O mais importante de tudo: aproveite sua viagem!

         É isso aí, pessoal. Esses são os principais pontos com os quais você deve se atentar ao planejar sua viagem e evitar problemas. No próximo post eu vou falar pra vocês sobre minha experiência na terra da Rainha: Londres! Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário